planta galeria comercial
planta 8º - 18º andar
planta 20º - 30º andar
corte transversal
A área, antes ocupada com a construção do Palacete Uchôa, feito pelo arquiteto Victor Dubugras, para a residência da própria família Uchôa, no começo do século XIX, deu lugar ao Colégio Des Oiseaux, pertencente a uma ordem católica, que construiu ao lado do Palacete o Instituto Sedes Sapientiaes, projetado pelo arquiteto Rino Levi, e que hoje abriga a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Por ser um espaço de tantos projetos arquitetonicamente importantes, o projeto pretende resgatar essa memória arquitetônica da cidade, criando um espaço para exposições, oficinas, workshops, seminários, palestras, eventos e até uma proposta de construções temporárias ao ar livre.
fotos: Bruno Buccalon
Projeto de ocupação do lote situado entre as ruas Caio Prado, Marquês de Paranaguá, Augusta e Consolação. Desenvolvido durante a graduação na disciplina de Projeto.
Parque Augusta
A proposta inclui a integração total com a PUC, retirando o muro e criando uma praça. Os caminhos que permeiam o bosque aumentam a integração com a natureza e criam espaços de passeio e descanso.
O café construído no bosque aproveita a estrutura pré-existente de uma casa. Uma praça de águas, criada na praça seca, se ilumina a noite, caracterizando o uso noturno desse lugar e convidando pedestres a entrarem no parque pela Rua Augusta.
planta térreo
elevação rua augusta
O projeto de um edifício na quadra do parque Augusta, que por sua vez está inserido entre as ruas Augusta, Caio Prado, Marquês de Paranaguá e Consolação, propõe a conexão dentro da própria quadra como objetivo de interligar essas ruas e suas diferentes cotas.
Nesse sentido, o partido do projeto é um edifício que surge com suas circulações e seus programas em espiral até chegar em uma lâmina recortada, que oferece ruas, praças, serviços e comércios em duas cotas superiores.
Parque Augusta - Edifício Híbrido
rua augusta
rua marquês de paranaguá
rua caio prado
O edifício multifuncional, ou híbrido, abriga no térreo um teatro, um café, salas de oficina e trabalho e uma praça seca que se conecta ao bosque com seus caminhos e pequenas praças, atravessando a PUC até chegar na rua da Consolação, onde uma passagem subterrânea promove a travessia da avenida e a conexão com o metrô. Na cota superior ao térreo encontra-se uma praça que permeia todo o parque e conecta a rua Marquês de Paranaguá ao edifício.
Acima dessa cota está a galeria comercial, que repete a circulação horizontal espiralada e leva a outra praça no andar superior. Essa situação se repete uma cota acima, promovendo o fluxo horizontal, uma vez que os programas acontecem em diferentes cotas e prumadas do edifício.
habitação
escritórios
serviços
circulação
vertical
galeria comercial
teatro, café e salas de trabalho
garagem
programa
rua marquês de paranaguá
rua caio prado
implantação
planta térreo