Figurino do filme

Era o Hotel Cambridge

Figurino desenvolvido durante o segundo semestre de 2014 para o filme Era o Hotel Cambridge, através de uma parceria entre a Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a produtora Aurora Filmes.


O longa, lançado em março de 2016, conta a inusitada trajetória de um grupo de refugiados que divide com os sem-teto uma ocupação no centro de São Paulo. Na tensão diária pela ameaça de despejo, revelam-se pequenos dramas, alegrias e diferentes visões de mundo dos ocupantes.

O longo processo de pré produção do filme também foi registrado no livro Era o Hotel Cambridge: Arquitetura, Cinema e Educação, da arquiteta e diretora Carla Caffé, e registra o convívio dos alunos da Escola da Cidade com os moradores da ocupação, onde foi desenvolvido todo o projeto cenográfico do filme.

Data de lançamento: 12 de outubro de 2016 (mundial)
Direção: Eliane Caffé
Produção: André Montenegro, Rui Pires

Roteiro: Eliane Caffé, Luis Alberto de Abreu, Inês Figueiró
Produtora: Aurora Filmes

Os estudos a seguir foram feitos durante o processo de criação dos figurinos elaborados para as personagens do filme

Apolo

José Dumont

Roteiro: Ator e artesão com 60 e poucos anos. Nordestino de Pernambuco, ainda vive a marginalidade dos anos 70, sem emprego fixo e vivendo de pontas e pequenos papéis na TV e no teatro. Apesar de seu talento como ator, seu caráter não se coaduna com a superficialidade das produções do mercado. É um outsider que sonha produzir e interpretar o que ele chama de "quadros vivos", em referência a grandes textos do passado.

Gilda

Suely Franco

Roteiro: Uma velha circense, cômica e inteligente, mas que sofre pelas ausências de memória provocadas pela esclerose. Mulher de mais de 80 anos, irrequieta, inteligente, muito ativa. Tem alma de feiticeira e contagia a todos com seus conselhos e verbetes. É a matrona da ocupação. Divide sua moradia com Apolo, seu sobrinho, com quem mantém uma relação cheia de conflitos. Porém, percebe-se que há entre eles um afeto grande e não revelado.

Carmen

Carmen Silva

Roteiro: Sob a batuta de Carmen Silva está o funcionamento de todo o prédio. Líder da ocupação, ela é incansável e cuida de tudo e de todos. Junto com outras mulheres, lidera os rumos do movimento de ocupações de prédios abandonados no centro da cidade. Autoritária e, ao mesmo tempo, generosa, trata todos igualmente e exige responsabilidade e participação.

Krakudo

Kalil

Josué Areia

Uta

Armando

Isobel

Kleiton