O trabalho final de graduação Escola da Cidade no Largo do Paissandu foi escolhido para participar da 11ª Bienal de Arquitetura, na Chamada Aberta: Faculdades de Arquitetura, e será exposto com o título de Ausência e Território.
"'Em projeto' conceitua a 11ª edição da Bienal. Ao questionar o significado do projeto de arquitetura na cidade, propomos uma atitude experimental que questiona o lugar do projeto na cidade."
A 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo selecionou o Trabalho de Conclusão de Curso da arquiteta Ana Mendes, chamado Ausência e Território, cujo objeto de estudo foi o Edifício Wilton Paes de Almeida, construído pelo arquiteto Roger Zmekhol, em 1961, no apogeu da arquitetura modernista no Brasil.
Este edifício, que recebeu as camadas impostas pela cidade no território, se transformou em um outro elemento: um híbrido, um abrigo, um manifesto.
Durante a 11ª Bienal, realizada no dia 2 de dezembro de 2017 no SESC Parque Dom Pedro II, houve um debate acompanhado de um vídeo criado pelo escritório Vapor324 para inspirar e contextualizar a conversa.
O debate contou com a presença de arquitetos e artistas que discutiram o projeto de arquitetura, o patrimônio arquitetônico, o pixo e a ocupação desse espaço.
11ª Bienal de Arquitetura - Ed. Wilton Paes de Almeida
Convidados
Arquitetos
Regina Meyer - Professora de Urbanismo da FAUUSP
Fernando de Melo Franco: Urbanista, ex-secretário de desenvolvimento urbano de SP (2013/2016) na gestão do Prefeito Fernando Haddad e diretor do URBEM (Instituto de Urbanismo e Estudos da Metrópole)
Marta Moreira - Professora de projeto na Escola da Cidade e sócia do escritório de arquitetura MMBB
Luís Felipe Abbud: Professor da Escola da Cidade e sócio do escritório Numena
Artistas
Laymert Santos - Professor da UNICAMP e curador da exposição "Dr. Pacheco: A metrópole do Mal", do artista Rafael Augustaitiz
Rafael Augustaitiz - Artista plástico e autor do pixo (Opus 666) na fachada do Ed. Wilton Paes de Almeida
Denise Zmekhol - Cineasta e filha de Roger Zmekhol
Plinio Zukeran - Fotógrafo, registrou a ocupação existente no Ed. Wilton Paes de Almeida